Os aspectos comportamentais dos consumidores de automóveis como fator precedente para a gestão empresarial em revenda de automóveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37778/dscsa.v20i1.4826

Palavras-chave:

práticas de gestão, comportamento do consumidor, decisão de compra

Resumo

No cenário competitivo das revendas de automóveis, as concessionárias enfrentam pressões de clientes em busca de melhores preços e condições especiais de compra. Para ganhar vantagem competitiva, as empresas precisam tomar decisões corretas rapidamente. Este trabalho teve como objetivo analisar como as práticas de gestão empresarial influenciam na decisão de compra dos clientes da revenda Alfa, localizada em Santa Maria, RS. Isso é relevante devido ao papel significativo das pequenas empresas, que compõem 98,5% dos empreendimentos no país e contribuem com 70% da renda dos brasileiros no setor privado. Com a crescente concorrência e mercados em declínio, entender o comportamento do consumidor tornou-se crucial para as revendas de automóveis. A pesquisa foi realizada por meio de um roteiro de entrevista não estruturada com o gestor da revenda Alfa e uma pesquisa documental sobre as práticas de gestão e o comportamento dos clientes. Os resultados destacaram a influência do comportamento dos consumidores nas práticas de gestão adotadas pela revenda. Os resultados evidenciam ainda, que a empresa prioriza o atendimento diferenciado e a fidelização de clientes, com base em estratégias empresariais sólidas e planejamento estratégico a curto, médio e longo prazo. Por fim, concluiu-se que as práticas de gestão empresarial desempenham um papel crucial nas decisões de compra dos clientes desta revenda de automóveis.

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Publicado

23-05-2024

Como Citar

Marchi Rosa Júnior, G. R., Hollveg, S. D. S., Marschner , P. F., França Zonatto, P. A., & Almeida dos Santos, L. (2024). Os aspectos comportamentais dos consumidores de automóveis como fator precedente para a gestão empresarial em revenda de automóveis. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 20(1), 101–117. https://doi.org/10.37778/dscsa.v20i1.4826

Edição

Seção

Artigos