O direito à educação inclusiva no Brasil: estratégias de acessibilidade para crianças e adolescentes com deficiência

Autores

  • Izadora Durão Rossi Universidade Franciscana - UFN
  • Rosane Leal da Silva Universidade Franciscana - UFN

DOI:

https://doi.org/10.37778/dscsa.v19i2.4700

Palavras-chave:

COVID-19, Tecnologia Assistiva, Direitos Fundamentais

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o direito à educação de crianças e adolescentes com deficiência durante o período da pandemia de covid-19, abordando o tema sob o aspecto das normas brasileiras que tratam da proteção integral desses indivíduos em condição de maior vulnerabilidade. Diante da negligência histórica que este grupo sofreu e ainda sofre, surge o seguinte problema de pesquisa: pode-se afirmar que há divulgação suficiente sobre o tema, na Plataforma Google Acadêmico, que demonstre a preocupação dos pesquisadores com o direito à educação de crianças e adolescentes com deficiência, durante a pandemia, com o objetivo de divulgar a existência de dispositivos de tecnologia assistiva? Para responder essa questão utilizou-se o método dedutivo de abordagem e método de procedimento de pesquisa qualitativa através da bibliometria. Esta pesquisa identificou 6 artigos científicos sobre o tema, os quais apontavam os desafios, mas não avançavam para a divulgação de tecnologia assistiva, estratégias que podem contribuir para o acesso à educação de crianças e adolescentes com diversidade.

Biografia do Autor

Izadora Durão Rossi, Universidade Franciscana - UFN

Aluna do Curso de Graduação em Direito da Universidade Franciscana - UFN.

Rosane Leal da Silva, Universidade Franciscana - UFN

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), com pesquisa sobre a proteção de adolescentes no ambiente virtual. Professora do Curso de Graduação em Direito da Universidade Franciscana desde 2000.

Downloads

Publicado

15-02-2024

Como Citar

Durão Rossi, I., & Leal da Silva, R. (2024). O direito à educação inclusiva no Brasil: estratégias de acessibilidade para crianças e adolescentes com deficiência. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 19(2), 109–125. https://doi.org/10.37778/dscsa.v19i2.4700

Edição

Seção

Artigos