O direito à educação inclusiva no Brasil: estratégias de acessibilidade para crianças e adolescentes com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.37778/dscsa.v19i2.4700Palavras-chave:
COVID-19, Tecnologia Assistiva, Direitos FundamentaisResumo
Este artigo tem como objetivo discutir o direito à educação de crianças e adolescentes com deficiência durante o período da pandemia de covid-19, abordando o tema sob o aspecto das normas brasileiras que tratam da proteção integral desses indivíduos em condição de maior vulnerabilidade. Diante da negligência histórica que este grupo sofreu e ainda sofre, surge o seguinte problema de pesquisa: pode-se afirmar que há divulgação suficiente sobre o tema, na Plataforma Google Acadêmico, que demonstre a preocupação dos pesquisadores com o direito à educação de crianças e adolescentes com deficiência, durante a pandemia, com o objetivo de divulgar a existência de dispositivos de tecnologia assistiva? Para responder essa questão utilizou-se o método dedutivo de abordagem e método de procedimento de pesquisa qualitativa através da bibliometria. Esta pesquisa identificou 6 artigos científicos sobre o tema, os quais apontavam os desafios, mas não avançavam para a divulgação de tecnologia assistiva, estratégias que podem contribuir para o acesso à educação de crianças e adolescentes com diversidade.