O Ensino de Música na Educação Infantil: a gamificação como prática potencializadora

Autores

  • Marcelo Schaedler Massário Universidade Franciscana - UFN
  • Taís Steffenello Ghisleni Universidade Franciscana - UFN
  • Noemi Boer Universidade Franciscana - UFN

Resumo

Neste estudo apresenta-se a gamificação no ensino de música no contexto da Educação Infantil. De abordagem qualitativa, o estudo articula a pesquisa bibliográfica, pautada na fundamentação teórica dos temas em questão com a elaboração de um jogo didático denominado Amarelinha Musical. Com isso, o objetivo é propor uma metodologia lúdica por meio de um jogo didático para o ensino das notas musicais em que se utiliza a gamificação, como principal recurso pedagógico. Conforme a prática de gamificar, as atividades que envolvem música visam a desafios e ao aumento de interesse das crianças nos processos de aprendizagem. O jogo apresentado neste artigo, foi elaborado a partir da Amarelinha convencional e adaptado com o objetivo de proporcionar às crianças da Educação Infantil uma nova maneira de brincar e aprender contribuindo, assim, para os processos de aprendizagem musical.

Biografia do Autor

Marcelo Schaedler Massário, Universidade Franciscana - UFN

Publicitário. Acadêmico do curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL). Universidade Franciscana. Bolsista PROSUC/CAPES.

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana - UFN

Doutora. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Mestrado em Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN

Noemi Boer, Universidade Franciscana - UFN

Publicitário

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Publicado

16-12-2022

Como Citar

Massário, M. S., Ghisleni, T. S., & Boer, N. (2022). O Ensino de Música na Educação Infantil: a gamificação como prática potencializadora. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 18(2), 97–106. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/4381

Edição

Seção

Artigos