O Ensino de Música na Educação Infantil: a gamificação como prática potencializadora
Resumo
Neste estudo apresenta-se a gamificação no ensino de música no contexto da Educação Infantil. De abordagem qualitativa, o estudo articula a pesquisa bibliográfica, pautada na fundamentação teórica dos temas em questão com a elaboração de um jogo didático denominado Amarelinha Musical. Com isso, o objetivo é propor uma metodologia lúdica por meio de um jogo didático para o ensino das notas musicais em que se utiliza a gamificação, como principal recurso pedagógico. Conforme a prática de gamificar, as atividades que envolvem música visam a desafios e ao aumento de interesse das crianças nos processos de aprendizagem. O jogo apresentado neste artigo, foi elaborado a partir da Amarelinha convencional e adaptado com o objetivo de proporcionar às crianças da Educação Infantil uma nova maneira de brincar e aprender contribuindo, assim, para os processos de aprendizagem musical.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA
Artes, Letras e Comunicação | Ciências da Saúde | Ciências Humanas | Ciências Naturais e Tecnológicas
Ciências Sociais Aplicadas | Thaumazein | Vidya
INDEXADA EM
Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.
Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.