O Ensino de Música na Educação Infantil: a gamificação como prática potencializadora

Marcelo Schaedler Massário, Taís Steffenello Ghisleni, Noemi Boer

Resumo


Neste estudo apresenta-se a gamificação no ensino de música no contexto da Educação Infantil. De abordagem qualitativa, o estudo articula a pesquisa bibliográfica, pautada na fundamentação teórica dos temas em questão com a elaboração de um jogo didático denominado Amarelinha Musical. Com isso, o objetivo é propor uma metodologia lúdica por meio de um jogo didático para o ensino das notas musicais em que se utiliza a gamificação, como principal recurso pedagógico. Conforme a prática de gamificar, as atividades que envolvem música visam a desafios e ao aumento de interesse das crianças nos processos de aprendizagem. O jogo apresentado neste artigo, foi elaborado a partir da Amarelinha convencional e adaptado com o objetivo de proporcionar às crianças da Educação Infantil uma nova maneira de brincar e aprender contribuindo, assim, para os processos de aprendizagem musical.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.