Indicadores de qualidade na gestão de laboratórios clínicos

Alexandre Galina Bolzan, Taionara Elis Correa da Silva Mauro, Patrinês Aparecida Franca Zonatto

Resumo


O controle de qualidade, está cada vez mais abrangente em laboratórios clínicos e na área da saúde, tornando-se uma exigência da maioria dos convênios. Os indicadores de qualidade são imprescindíveis para medir e manter a qualidade, gerenciar e otimizar processos, auxiliando nas medidas corretivas e apontando, assim, ações necessárias que deverão ser tomadas para manter a eficácia esperada. O objetivo deste trabalho foi identificar indicadores de qualidade presentes em laboratórios clínicos que são utilizados na gestão. Para coleta de dados foram utilizadas as bases de dados SciELO. Inicialmente foram encontrados doze artigos científicos, porém, apenas seis foram selecionados para este estudo. As análises mostraram que, os indicadores de qualidade são de suma importância para que a organização possa identificar pontos que estão de acordo com as exigências e perspectivas do mercado e os pontos a serem melhorados e aprimorados, identificando falhas antecipadamente e corrigi-las. Os resultados apresentados sugerem que, os programas de controle de qualidade proporcionam melhorias em seus processos, sendo um diferencial na escolha pelos usuários do serviço prestado, fidelizando os seus clientes e atendendo as exigências dos órgãos fiscalizadores competentes.

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