Formação continuada de professores: aspectos históricos e as políticas educacionais para inclusão de alunos com deficiência na escola regular de ensino

Neiva Terezinha Chervenski Escobar, Janaína Pereira Pretto Carlesso

Resumo


Este artigo discute a formação continuada de professores para o processo de inclusão de alunos com deficiência na escola regular de ensino, sendo este um dos temas basais para os rumos da educação inclusiva brasileira. Objetivou-se discutir aspectos históricos e a legislação pertinente sobre temática, pois apesar da concretização legal algumas questões significativas ainda permeiam debates sobre a inclusão escolar, de que forma incluir os alunos com deficiência na escola regular, conforme propõe a legislação? Quais os caminhos possíveis de formação docente para atuar com este público? Buscou-se essa compreensão por meio da análise de aspectos históricos marcados por segregação, discriminação, mas também conquistas; além disso, buscou-se nas políticas públicas, considerando as concepções e diretrizes que nortearam a efetivação das aplicações normativas até o processo de inclusão, refletindo no contexto da formação continuada docente, com enfoque em adaptações curriculares, também constante na legislação educacional. A metodologia deste estudo é de abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa caracteriza-se como bibliográfica. Os resultados indicam que há necessidade de os professores estarem em constantes estudos incorporando nestes, o conhecimento das políticas públicas e evolução históricas do processo inclusivo a partir de uma abordagem reflexiva para a concretização de uma verdadeira educação inclusiva.


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DOI: https://doi.org/10.37778/sa.v18i1.4178

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