Formação continuada de professores: aspectos históricos e as políticas educacionais para inclusão de alunos com deficiência na escola regular de ensino

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Resumo

Este artigo discute a formação continuada de professores para o processo de inclusão de alunos com deficiência na escola regular de ensino, sendo este um dos temas basais para os rumos da educação inclusiva brasileira. Objetivou-se discutir aspectos históricos e a legislação pertinente sobre temática, pois apesar da concretização legal algumas questões significativas ainda permeiam debates sobre a inclusão escolar, de que forma incluir os alunos com deficiência na escola regular, conforme propõe a legislação? Quais os caminhos possíveis de formação docente para atuar com este público? Buscou-se essa compreensão por meio da análise de aspectos históricos marcados por segregação, discriminação, mas também conquistas; além disso, buscou-se nas políticas públicas, considerando as concepções e diretrizes que nortearam a efetivação das aplicações normativas até o processo de inclusão, refletindo no contexto da formação continuada docente, com enfoque em adaptações curriculares, também constante na legislação educacional. A metodologia deste estudo é de abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa caracteriza-se como bibliográfica. Os resultados indicam que há necessidade de os professores estarem em constantes estudos incorporando nestes, o conhecimento das políticas públicas e evolução históricas do processo inclusivo a partir de uma abordagem reflexiva para a concretização de uma verdadeira educação inclusiva.

Biografia do Autor

Neiva Terezinha Chervenski Escobar, UNIVERSIDADE FRANCISCANA UFN

MESTRADO EM ENSINO DE HUMANIDADES E LINGUAGENS UFN

Janaína Pereira Pretto Carlesso, UNIVERSIDADE FRANCISCANA

Docente do curso de Psicologia e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana (UFN)
Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde UFSM

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Publicado

07-07-2022

Como Citar

Escobar, N. T. C., & Carlesso, J. P. P. (2022). Formação continuada de professores: aspectos históricos e as políticas educacionais para inclusão de alunos com deficiência na escola regular de ensino. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 18(1), 67–85. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/4178

Edição

Seção

Artigos