Promoção de saúde e os riscos no ambiente de trabalho

Alini Basso de Souza, Giovana Durigon Alves, Luiza Constante Oliveira, Luiza Nicole Lazzaretti, Suelen Cossettin Battisti, Liana Bohrer Berni

Resumo


O presente estudo teve como objetivo refletir sobre os fatores envolvidos na saúde dos trabalhadores, analisando de forma específica os possíveis riscos, além de investigar estratégias de minimização dos mesmos. Esse artigo trata-se de uma revisão de literatura do tipo qualitativa. Foram realizadas buscas através das bases de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (Pepsic), a rede social ResearchGate, anais de eventos e revistas científicas, durante o mês de dezembro de 2020. Para avaliação das informações, utilizou-se o método de análise de Bardin. Os resultados mostraram que quando o ambiente de trabalho oferece um apoio social, existe o sentimento de autonomia sobre suas atividades, aliando-se com a promoção de saúde, proporcionando um maior bem-estar. Caso as condições de trabalho sejam desfavoráveis, ocorre um aumento da tensão entre os trabalhadores. Portanto, para prevenção do estresse, é necessário que sejam realizadas adaptações das atividades às necessidades, habilidades e expectativas dos trabalhadores.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.