Guia: Design de jogo educativo para a valorização do Patrimônio Cultural

Fabricio de Souza, Diane Meri Weiller Johann

Resumo


Design, Educação e Patrimônio Cultural, três grandes áreas que possuem um diálogo entre si. Com o presente trabalho, busca-se o fortalecimento dessa interdisciplinaridade dos diferentes campos dos saberes, onde foi possibilitada a construção de um jogo educativo do Museu Antropológico Diretor Pestana, localizado no município de Ijuí/RS. Este jogo educativo é concretizado dentro de um produto projetado que possa cumprir com o propósito de educar para o patrimônio, sendo uma forma de mediação entre os indivíduos e o bem cultural, podendo aproximar cada vez mais a comunidade junto ao Museu, espaço de salvaguarda da memória coletiva e também um espaço de pesquisa e reflexão. O projeto teve como condução metodologias científicas, sendo adaptada para ter uma contribuição fundamental para análises e execuções dentro do pensamento de projeto que o design agrega ao produto. Conclui-se que é necessária a criação deste jogo dentro do campo da educação patrimonial para gerar respeito e valorização pelo patrimônio cultural por meio de uma atividade educativa, afinal, também é divertido aprender e ensinar brincando.


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