Os efeitos do abuso sexual na saúde mental dos adolescentes e suas relações com os estilos parentais

Noelise da Rosa Pereira, Suéllen Flôres Machado, Tyelli de Bittencourt Schott, Fernanda Pires Jaeger, Janaína Pereira Pretto Carlesso

Resumo


Este artigo apresenta uma discussão sobre os efeitos do abuso sexual na saúde mental dos adolescentes e suas relações com os estilos parentais. O presente artigo tem como objetivo verificar os efeitos do abuso sexual na saúde mental dos adolescentes e suas relações com os estilos parentais. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa e caráter exploratório, uma vez que visa propiciar mais informações a respeito do abuso sexual. Este estudo de natureza básica pesquisou nas bases de dados como Scielo, BVS, PubMed e Google Acadêmico. A análise bibliográfica foi realizada no período de setembro à outubro de 2020. Por meio dos descritores violência sexual, jovens, bem-estar mental e práticas parentais, foram selecionados artigos científicos, monografias e dissertações nacionais que contemplem o tema estudado. A pesquisa buscou identificar na literatura os efeitos do abuso sexual nos aspectos emocionais e sociais dos adolescentes, bem como elucidar a relação dos estilos parentais com a maior predisposição de certos adolescentes de sofrerem abuso sexual. Segundo os dados analisados, encontrados na literatura científica sobre o assunto, conclui-se que as consequências à saúde mental dependem tanto do grau de violência sofrida quanto dos recursos psíquicos próprios do jovem. Além disso, conclui-se também que práticas parentais que se caracterizam pelo afeto e carinho, ou seja, o modelo parental participativo, configuram-se como fator protetor ao abuso sexual entre os adolescentes.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.