Infografia na divulgação dos dados socioeconômicos das famílias dos estudantes do 5º ano - Prova Brasil 2015 - no município de Dona Francisca - RS

Autores

  • Matheus Silveira
  • Taís Steffenello Ghisleni
  • Elsbeth Léia Spode Becker

Resumo

Este trabalho objetivou apresentar os dados coletados nos questionários socioeconômicos das famílias dos estudantes respondentes da Prova Brasil do 5º Ano de Dona Francisca, RS, Brasil, da Prova Brasil/2015 e sua divulgação por meio de infográficos. Realizou-se a análise quali/quantitativa a partir de dados da Plataforma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, por meio do software STATA. A partir da identificação do código do município de Dona Francisca, número 4306700, foram extraídos os dados do ‘Questionário do Aluno - 5º Ano do Ensino Fundamental’ da Prova Brasil/2015. No ano de 2015, nas 4 escolas públicas do município de Dona Francisca, houveram 18 alunos que responderam o questionário e 4 alunos não compareceram. O ‘Questionário do Aluno’ contém 51 perguntas sobre dados socioeconômicos das famílias dos estudantes que foram analisados e destas foram selecionadas 12 perguntas cujos dados foram apresentados por meio de um infográfico para facilitar a visualização e a compreensão dos dados evidenciados. A partir dos dados coletados nos questionários socioeconômicos das famílias dos estudantes respondentes da Prova Brasil do 5º Ano de Dona Francisca, RS, Brasil, da Prova Brasil/2015 e sua divulgação por meio de um infográfico, é possível demonstrar que há necessidade de maior incentivo à leitura, seja em jornais, revistas, livros, gibis, internet ou ir à biblioteca da escola.

Downloads

Como Citar

Silveira, M., Ghisleni, T. S., & Becker, E. L. S. (2019). Infografia na divulgação dos dados socioeconômicos das famílias dos estudantes do 5º ano - Prova Brasil 2015 - no município de Dona Francisca - RS. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 14(1), 49–65. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/2886

Edição

Seção

Artigos