Empreendedorismo e estratégia: um estudo multicaso sobre a longevidade de empresas de Santa Maria-RS

Soraya de Souza Soares, Juliana Andréia Rüdell Boligon, Lissandro Dorneles Dalla Nora, Taísa Bulegon Gassen, Patrinês Aparecida França Zonatto, Ana Carolina Cozza Josende da Silva

Resumo


Para manter a longevidade das organizações é necessário gerar inovação a partir da identificação de oportunidades. Neste contexto, o trabalho teve como objetivo identificar os empreendimentos que resistiram as transformações econômicas, políticas e sociais na cidade de Santa Maria e analisar os fatores determinantes para a sua longevidade. Metodologicamente foi realizado um estudo de multicasos em sete empreendimentos de Santa Maria que estão há mais tempo atuantes em seus segmentos. Como principais resultados pode-se destacar como fatores que foram determinantes para a permanência dos empreendimentos até a atualidade, o estudo permanente do mercado em que estão inseridos, suas tendências, acompanhar as necessidades e desejos dos clientes, revisão da estratégia e posicionamento no mercado, adaptabilidade, acompanhamento do cenário político e econômico, alto controle de custos, análise de investimentos e riscos, além da manutenção do compromisso com a comunidade e o cuidado com seus colaboradores.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37778/sa.v15i2.2733

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.