Imagem do Brasil a partir do olhar de estudantes estrangeiros

Renan Farias Pivotto, Patrinês Aparecida França Zonatto, Juliana Andreia Rudell Boligon, Renata Coradini Bianchi, Ana Carolina Cozza Josende Da Silva

Resumo


A imagem de país tem se tornado foco de estudos visto o grande valor que o assunto possui, relacionando-o com fatores políticos, culturais, econômicos e sociais e como os mesmos afetam as relações internacionais, sendo um componente decisivo não apenas para as empresas que atuam no mercado internacional, como também, para a construção de uma identidade nacional. O presente estudo buscou verificar a percepção dos estrangeiros em relação à imagem de país referente ao Brasil. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo foi melhor compreender a percepção das pessoas estrangeiras em relação ao país Brasil, da mesma forma, demonstrar o que o país tem de melhor. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva a partir de entrevistas semiestruturadas com dez estudantes estrangeiros intercambistas locados na Universidade de Algarve em Portugal. Os dados obtidos foram interpretados a partir da análise de conteúdo, onde se constatou, principalmente, que os estrangeiros pensam da imagem do Brasil como sendo um país com miscigenação cultural, o carnaval, as suas belezas naturais, futebol, um país cheio de alegrias e samba, um país bastante acolhedor. Porém paralelo a isso, os achados da pesquisa indicaram alguns detalhes que desfavorecem a imagem do país visto pelos estudantes estrangeiros, como por exemplo, a corrupção política muito destacada pela mídia estrangeira, a criminalidade e a falta de segurança pública, são fatores que preocupam e faz estes estudantes estrangeiros repensarem a ideia em visitar o país Brasil.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37778/sa.v15i2.2727

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.