Dano moral: uma análise jurisprudencial acerca da violação de direitos fundamentais na internet

Autores

  • Aléxia Machado Flôres Universidade Franciscana - UFN
  • João Hélio Ferreira Pes Universidade Franciscana - UFN

Resumo

A Internet transformou a maneira como os indivíduos se relacionam na atualidade, o que por certo, além de inúmeros benefícios, trouxe também novos conflitos, os quais exigem adaptação do sistema jurídico, principalmente no que concerne as violações das garantias constitucionais à intimidade, privacidade, honra e imagem, diante da imensidão dos espaços virtuais. Neste viés, o objetivo da pesquisa é analisar de que forma se desenvolveu o reconhecimento do dano moral nas demandas sobre violação ao artigo 5º, inciso X da Constituição Federal no âmbito da Internet. Quanto a metodologia, a pesquisa é delineada a partir de uma diversidade de métodos, trata-se de um estudo de caso, com a utilização de pesquisa bibliográfica e documental, utilizando-se do procedimento histórico e comparativo. Por fim, o método de abordagem dedutivo é utilizado também na análise dos dados obtidos a partir da pesquisa jurisprudencial. Os resultados encontrados mostram que nas decisões do Superior Tribunal de Justiça, nos períodos pesquisados, a maioria dos acórdãos são pelo reconhecimento do dano moral em razão da violação aos direitos fundamentais no âmbito da Internet, sendo tal reconhecimento menos acentuado a partir da lei que instituiu o Marco Civil da Internet por ter regulado que os provedores somente devem ser responsabilizados após a notificação judicial.

Biografia do Autor

Aléxia Machado Flôres, Universidade Franciscana - UFN

Acadêmica do 9º semestre do Curso de Direito da Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil

João Hélio Ferreira Pes, Universidade Franciscana - UFN

Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL),  Lisboa – Portugal.

Mestre em Direito da Integração pelo Mestrado em Integração Latino-Americana da Universidade Federal de Santa Maria – RS (MILA/UFSM), Santa Maria – RS, Brasil.

Professor do curso de Direito do Centro Universitário Franciscano ( UNIFRA), Santa Maria – RS, Brasil.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4736443H3

Downloads

Publicado

04-06-2019

Como Citar

Flôres, A. M., & Pes, J. H. F. (2019). Dano moral: uma análise jurisprudencial acerca da violação de direitos fundamentais na internet. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 15(2), 175–197. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/2714

Edição

Seção

Artigos