Alinhamento entre percepção da qualidade e avaliação da marca Hyundai

Suzielle Dalla Corte Réquia, Érika Iguchi Luft, Eduardo Botti Abbade

Resumo


A percepção dos clientes com relação à qualidade de bens e serviços influencia grande parte de suas decisões de consumo. Além disso, a percepção de qualidade está relacionada ao sentimento de satisfação e lealdade dos clientes, o que eleva o valor de uma marca. Partindo dessa premissa, neste estudo se teve como objetivo analisar a relação existente entre a qualidade dos produtos e serviços agregados (máquinas e implementos pesados) e o valor de marca Hyundai na percepção pelos clientes da região central do estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, adotou-se a Escala SERVQUAL para descrever a situação atual da percepção da qualidade e a avaliação da marca Hyundai. Já para avaliar o valor da marca Hyundai, utilizou-se a escala proposta e já adotada por Yoo e Donthu (2001), denominada Valor de Marca. Um instrumento de coleta de dados composto por 25 itens foi aplicado a 28 clientes da marca. Como resultado, verificou-se que a marca Hyundai atingiu uma satisfação considerável para a avaliação em estudo. Pelos resultados, também se evidenciou que existe um alinhamento forte entre a percepção de qualidade e o valor de marca atribuído pelos clientes.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.