Balanced Scorecard: uma ferramenta de gestão para a empresa Tess Produtos Caseiros

Autores

  • Ricardo Nachtigall Tessmann
  • Leticia Lengler

Resumo

O presente estudo se propõe a apresentar o Balanced Scorecard (BSC) como ferramenta de gestão estratégica na empresa TESS Produtos Caseiros. Esta empresa familiar fabrica diversos produtos do ramo de biscoitos amanteigados, que são distribuídos em diversas padarias, confeitarias, cafeterias e minimercados, sendo que a mesma está localizada na cidade de Pelotas/RS. Para tanto, realizou-se um estudo de caso no qual se coletou as informações junto aos colaboradores, clientes e gestores/proprietários da empresa para identificar as diferentes perspectivas do BSC na gestão estratégica da mesma. Dentre os principais clientes da TESS estão as pequenas empresas com menos de 50 colaboradores, da região central do município, sendo que apenas três empresas são de outros municípios. Identificaram-se dificuldades para analisar os indicadores financeiros da organização, uma vez que não existe separação entre a gestão financeira empresarial e pessoal (familiar). Contudo foi possível traçar, com base na quantidade produzida, uma meta financeira para ser alcançada pela empresa. Com relação às perspectivas do BSC, conclui-se que a empresa possui as quatro perspectivas alinhadas e inter-relacionadas, o que contribui para desenvolver uma gestão estratégica, uma vez que o administrador da TESS considera aprimorar tanto os seus recursos internos como aproveitar as oportunidades externas, em busca de manter a qualidade de seus produtos e a satisfação do seu público alvo.

Downloads

Como Citar

Tessmann, R. N., & Lengler, L. (2016). Balanced Scorecard: uma ferramenta de gestão para a empresa Tess Produtos Caseiros. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 10(1), 41–57. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/1550

Edição

Seção

Artigos