Ferramentas gerenciais da qualidade: um modelo para solução de problemas organizacionais

Autores

  • Paulo Roberto Castro de Freitas
  • Mariel Rosana Pires
  • Leandro Dorneles dos Santos
  • Jair Antonio Fagundes
  • Edio Polacinski

Resumo

A atual conjuntura econômica, bem como as legislações e normas de qualidade forçam as organizações a traçarem estratégias que atendam as expectativas de todos os “stakeholders”. Neste contexto, destaca-se que o objetivo do artigo foi elaborar um modelo de utilização de ferramentas da qualidade para solução de problemas em uma metalúrgica de pequeno porte. A metodologia utilizada foi à pesquisa-ação, uma vez que os autores ofereceram todas as diretrizes de pesquisa, e junto dos responsáveis na empresa considerada, desenvolveram o presente estudo. Como principais resultados do artigo, destaca-se que se utilizando de uma combinação das ferramentas da qualidade composta pelo “Brainstorming”, Cinco Porquês, Matriz GUT e 5W2H, foi possível auxiliar a empresa pesquisada na identificação da causa raiz de problemas organizacionais, bem como as possíveis soluções para os mesmos.

Downloads

Como Citar

Freitas, P. R. C. de, Pires, M. R., Santos, L. D. dos, Fagundes, J. A., & Polacinski, E. (2016). Ferramentas gerenciais da qualidade: um modelo para solução de problemas organizacionais. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 9(1), 43–57. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/1543

Edição

Seção

Artigos