Ferramentas gerenciais da qualidade: um modelo para solução de problemas organizacionais

Paulo Roberto Castro de Freitas, Mariel Rosana Pires, Leandro Dorneles dos Santos, Jair Antonio Fagundes, Edio Polacinski

Resumo


A atual conjuntura econômica, bem como as legislações e normas de qualidade forçam as organizações a traçarem estratégias que atendam as expectativas de todos os “stakeholders”. Neste contexto, destaca-se que o objetivo do artigo foi elaborar um modelo de utilização de ferramentas da qualidade para solução de problemas em uma metalúrgica de pequeno porte. A metodologia utilizada foi à pesquisa-ação, uma vez que os autores ofereceram todas as diretrizes de pesquisa, e junto dos responsáveis na empresa considerada, desenvolveram o presente estudo. Como principais resultados do artigo, destaca-se que se utilizando de uma combinação das ferramentas da qualidade composta pelo “Brainstorming”, Cinco Porquês, Matriz GUT e 5W2H, foi possível auxiliar a empresa pesquisada na identificação da causa raiz de problemas organizacionais, bem como as possíveis soluções para os mesmos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.