Análise das práticas sustentáveis na produção de biodiesel: um estudo de caso em uma indústria do noroeste do estado do Rio Grande do Sul

Kenia Bavaresco Noronha, Mateus Sangoi Frozza, Greice de Bem Noro

Resumo


As perspectivas de esgotamento das reservas mundiais de petróleo, bem como os aumentos de preço e a preocupação quanto ao impacto ambiental causado por este tipo de combustível, faz com que aumente o interesse pelas fontes alternativas de energia. Neste contexto, o presente estudo partiu do objetivo geralde analisar como se dá o alinhamento das práticas na produção de biodiesel da empresa em estudo aos preceitos da sustentabilidade. Para tanto, partiu-se dos objetivos específicos deconhecer o processo produtivo da produção do biodiesel da empresa em estudo, levantar os motivos, vantagens e desvantagens da produção na visão da empresa e identificar o grau de alinhamento das práticas produtivas utilizadas pela empresa na produção do biodiesel aos preceitos sustentáveis, sejam eles sociais, ambientais e econômicos. Como procedimento metodológico, optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, e descritiva quanto aos objetivos, sendo conduzida como um estudo de caso. Nesta pesquisa, utilizou-se das técnicas de análise de documentos da empresa, observação in loco (processo produtivo de biodiesel) e de entrevista semiestruturada. Para tanto, foi entrevistado o gerente de produção, a fim de obter informações a respeito do processo produtivo do biodiesel e dos motivos, vantagens e desvantagens de sua utilização. Após o mapeamento do processo produtivo, juntamente com à percepção dos entrevistados, verificou-se o alinhamento das práticas do processo aos preceitos sociais, ambientais e econômicos, via interpretação e análise dos resultados desta pesquisa. Assim, pode-se perceber que a empresa investe em programas sociais fomentando a agricultura familiar, tem uma preocupação com o meio ambiente, visto que o reaproveitamento dos resíduos produzidos e também investe em tecnologias para desenvolver novas culturas e aumentar a capacidade produtiva.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.