Os cenários eleitorais municipais em Santa Maria (2008): a construção discursiva dos candidatos nos jornais A Razão e Diário de Santa Maria

Rafael Soares Krambeck, Sibila Rocha

Resumo


Este texto é resultado de um trabalho de pesquisa que investigou as estratégias discursivas dos jornais A Razão e Diário de Santa Maria nas respectivas editorias de política, durante o mês que antecedeu o pleito de 2008, disputado por Cezar Schirmer, Paulo Pimenta e Sandra Feltrin. A pesquisa identifica em quais situações o discurso jornalístico, na mídia impressa, se torna apto a instituir a imagem conceitual do político, por meio dos efeitos de sentido compreendidos em representações de linguagem. Os diálogos simbólicos existentes na interação dos campos da política e da mídia têm sido amplamente analisados a partir de distintos pontos de vista. Contudo, delinear e dissecar as figuras dos prefeituráveis, construídas nos jornais diários de Santa Maria, como uma matriz norteadora dos modos de significação, alude a compreensão de como se constitui e afirma na solidez do discurso jornalístico.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.