Práticas em marchandising em um hipermercado regional - RS

Kelen Franciane Scherolt Marques, Eduardo Botti Abbade, Elio Sergio Denardin

Resumo


Os hipermercados tiveram grande crescimento em suas unidades, volume de vendas, variedades de produtos e número de consumidores, nos últimos anos, estando os clientes cada vez mais exigentes, em busca de qualidade e novidade, que possam satisfazer suas necessidades. No varejo a quantidade de produtos é cada vez maior, com diversas alternativas para a tomada de decisão pelo consumidor na hora das compras, que opta pelo produto que lhe chama mais a atenção. Em relação direta com o consumidor entra em ação o marketing e suas técnicas de merchandising, que fazem grande diferença no ponto de venda em seus diversos tipos e formas. O objetivo geral desta pesquisa foi verificar as ações de merchandising percebidas e avaliadas pelos consumidores em um hipermercado regional-RS. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo de caráter qualitativo e quantitativo, por meio de entrevista com o gerente administrativo e aplicação de formulário estruturado aos clientes. Os resultados da pesquisa segundo os gerentes mostram que há planejamento, pesquisas de marketing e impacto das ações de merchandising sobre o consumidor final. Apesquisa com os clientes revelam que as ações de merchandising mais lembradas são os encartes promocionais e folhetos, comerciais internos, cartazes, promoção, banners e a abordagem dos funcionários.

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