A prática da comunicação organizacional interna: um estudo de caso das casas Eny, em Santa Maria

Autores

  • Luiza Coronel Urdapilleta
  • Taís Steffenello Ghisleni

Resumo

Com as mudanças frequentes que ocorrem no mercado, não há como uma empresa ter sucesso sem um planejamento de comunicação interna eficaz, em que as informações sejam transmitidas e compreendidas com agilidade. Nas empresas, tem surgido a preocupação quanto ao clima organizacional, pois o ambiente em que as pessoas trabalham interfere diretamente em seu trabalho e, consequentemente, no desempenho da empresa e na satisfação dos clientes. No presente trabalho, tratou-se sobre as ações de comunicação interna desenvolvidas pelas Casas Eny, em Santa Maria-RS. Assim, essa pesquisa tem natureza qualitativa, com aspectos quantitativos e os instrumentos de coletas de dados utilizados foram entrevista e aplicação de questionários com os colaboradores, a respeito da estruturação e funcionamento da organização. A interpretação dos dados aconteceu por meio dos dados coletados na entrevista e questionários. Com isso, foi possível entender as ações de comunicação interna utilizadas pela empresa, para efetuar a sua descrição e perceber como ela se posiciona.

Downloads

Como Citar

Urdapilleta, L. C., & Ghisleni, T. S. (2016). A prática da comunicação organizacional interna: um estudo de caso das casas Eny, em Santa Maria. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 3(1), 88–113. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/1477

Edição

Seção

Artigos