A prática da comunicação organizacional interna: um estudo de caso das casas Eny, em Santa Maria
Resumo
Com as mudanças frequentes que ocorrem no mercado, não há como uma empresa ter sucesso sem um planejamento de comunicação interna eficaz, em que as informações sejam transmitidas e compreendidas com agilidade. Nas empresas, tem surgido a preocupação quanto ao clima organizacional, pois o ambiente em que as pessoas trabalham interfere diretamente em seu trabalho e, consequentemente, no desempenho da empresa e na satisfação dos clientes. No presente trabalho, tratou-se sobre as ações de comunicação interna desenvolvidas pelas Casas Eny, em Santa Maria-RS. Assim, essa pesquisa tem natureza qualitativa, com aspectos quantitativos e os instrumentos de coletas de dados utilizados foram entrevista e aplicação de questionários com os colaboradores, a respeito da estruturação e funcionamento da organização. A interpretação dos dados aconteceu por meio dos dados coletados na entrevista e questionários. Com isso, foi possível entender as ações de comunicação interna utilizadas pela empresa, para efetuar a sua descrição e perceber como ela se posiciona.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









