Comunicação interna nas agências do Banco Banrisul de Santa Maria

Autores

  • Claudia Jussara Marin
  • Elio Sergio Denardin

Resumo

A expressão comunicação na administração é relativamente nova, porém a comunicação se tornou um dos aspectos de maior interesse da administração. Como se sabe, a comunicação é extremamente importante dentro de uma empresa, seja ela pequena seja grande e, por isso, formulou-se o seguinte problema da pesquisa: quais são os problemas de comunicação interna nas Agências do Banco Banrisul de Santa Maria? O objetivo é detectar os problemas relacionados à comunicação no ambiente interno das Agências do Banco do Estado do Rio Grande do Sul de Santa Maria, visando, dessa forma, a apontar possíveis soluções. A importância de pesquisar sobre esse tema, decorre do fato de que a comunicação é uma prioridade estratégica para a empresa. Este é um estudo de caso com funcionários do Banco Banrisul de Santa Maria. A metodologia empregada foi um instrumento de coleta de dados junto a 152 funcionários e gerentes das seis agências de Santa Maria. Com base nos resultados da pesquisa, pode-se constatar que os funcionários mantêm diálogo com colegas e praticam comunicação clara e objetiva. Consideram-se bons comunicadores e existem assuntos que nunca são abordados. A grande maioria mantém diálogo com gerentes e é clara a existência de estímulo para a comunicação entre funcionários, existindo a preocupação em melhorar a comunicação. O superior imediato é considerado um bom comunicador, mas problemas de comunicação existem, porém estão mais concentradas nas vias formais de comunicação.

Downloads

Como Citar

Marin, C. J., & Denardin, E. S. (2016). Comunicação interna nas agências do Banco Banrisul de Santa Maria. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 1(1), 135–152. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/1451

Edição

Seção

Artigos