O marketing de relacionamento oportunizando um diferencial competitivo

Lorenzo Pilau Arzeno, Luis Henrique Ramos Camfield

Resumo


Vive-se uma nova era de concorrência e competição dentro de um ambiente globalizado. A concorrência cresce, não só entre adversários e mercados tradicionais, mas também com novos personagens em nichos ou setores específicos de negócios. Com o advento da Internet eliminando as fronteiras, as empresas já não podem ficar tão confiantes em sua participação de mercado e em sua posição competitiva. A concorrência pode mudar inesperadamente, com as fusões e aquisições que alteram a relação de força no mercado. É preciso competir em tempo real, com a criação de novos produtos, o uso de novas mídias, oferta de novos serviços, para obter, rapidamente, o retorno das informações a respeito do comportamento do cliente e, com isso, melhorar a qualidade dos processos operacionais, vendas e atendimento. Surge, nesse contexto, como diferencial competitivo, a estratégia de marketing de relacionamento, suportado pela tecnologia da informação que possibilita às empresas tornarem­se, progressivamente, mais competitivas pelo adequado gerenciamento desse relacionamento com os clientes, criam compromisso com a satisfação dos clientes e constroem um relacionamento a longo prazo. Desenvolvem-se novos planos e projetos que são constantemente acompanhados e estão sujeitos a processos de melhoria, sendo comparados e corrigidos os caminhos em busca da excelência nos serviços, de inovações, vantagens competitivas e melhores resultados, tanto a curto quanto a longo prazo, para o fortalecimento da marca, obtenção de melhores índices de retorno sobre investimentos e, principalmente, para firmar e ampliar as relações de mercado.

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