Programa educativo - preventivo de higiene oral em estudantes da Escola Municipal Adelmo Simas Genro de Santa Maria - RS
DOI:
https://doi.org/10.37777/910Resumo
A escola é considerada um local adequado para o desenvolvimento de programas de saúde por reunir crianças em faixas etárias propícias à adoção de medidas educativas e preventivas. Dessa forma, os autores efetuaram junto com os alunos do Curso de Odontologia manobras preventivas e educativas de higienização bucal em escolares da Escola Municipal Adelmo Simas Genro, região oeste do município de Santa Maria-RS. O presente projeto desenvolveu-se de maio de 2005 a novembro de 2006 e conseguiu-se trabalhar com 130 crianças de diferentes faixas etárias, com livre demanda, que foram conscientizadas em sessões coletivas e individuais. Nessa conscientização, os assuntos foram saúde, doença e higienização oral. Para tanto, utilizaram-se diapositivos, ilustrações modelos de estudo fisiológicos relacionados com a doença cárie. Também abordou-se a técnica de uma boa escovação dentária e de remoção da placa bacteriana, assim como a revelação da placa para melhor visualização do biofilme nas criança.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.






