Avaliação do potencial antiproliferativo do Açaí (Euterpe oleracea Mart.) isolado ou em associação com 5-fluorouracil contra células HeLa
DOI:
https://doi.org/10.37777/dscs.v25n1-023Palabras clave:
Câncer cervical; Produtos naturais; QuimioterápicosResumen
O câncer constitui um amplo problema para a sociedade, sua ocorrência está associada ao envelhecimento da população, bem como ao aumento da prevalência de fatores de risco. O câncer cervical é o terceiro tipo de tumor mais frequente na população feminina, sendo a quarta causa morte de mulheres por câncer no Brasil. Cerca de 60% dos antineoplásicos atualmente utilizados foram descobertos a partir de produtos naturais, sabe-se que o Euterpe oleracea Mart. conhecido popularmente como açaí, tem sido objeto de muitos estudos nos últimos anos, devido ao seu alto consumo e à sua grande quantidade de fitoquímicos, principalmente à alta taxa de polifenóis que apresentam efeitos antiproliferativos, pró-apoptóticos em células tumorais, supressão de tumores, prevenção de adipogênese, estresse oxidativo e alta atividade anti-inflamatória. Este estudo teve como objetivo avaliar a atividade antitumoral do fruto, a partir do extrato hidroalcoólico do mesmo, combinado ou não ao quimioterápico 5-Fluorouracil. As células HeLa foram cultivadas em incubadora de CO2 e tratadas com diferentes concentrações do extrato (0.01-1000 μg/mL). A citotoxicidade do mesmo foi avaliada pelo ensaio de viabilidade celular utilizando brometo de 3-(4,5-dimetiltiazol-2-il)-2,5-difenil-tetrazólio e a avaliação do metabolismo celular foi realizada pela taxa total de produção de óxido nítrico. Os resultados mostraram um potencial para a redução da proliferação celular, especialmente na concentração de 1 μg/mL, e para o metabolismo celular, as células apresentaram taxas semelhantes às do controle negativo nas concentrações mais baixas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.






