O brincar no enfrentamento do processo de hospitalização
DOI:
https://doi.org/10.37777/2513Resumo
Grande parte do desenvolvimento infantil é impulsionado a partir das brincadeiras. Um ambiente hostil, desconhecido aos olhos infantis, como no caso de um hospital, pode interferir negativamente no processo de desenvolvimento da criança. Nesse contexto buscou-se compreender a importância do brincar para cuidadores e crianças, durante o processo de hospitalização. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória de caráter qualitativo, realizada no período de fevereiro a outubro de 2016, com cuidadores e crianças internadas em uma unidade pediátrica. Pode-se constatar que os cuidadores percebem que o brincar auxilia no tratamento e melhora clínica da criança. Ao brincar a criança realiza uma atividade que lhe é prazerosa, sente-se à vontade como se o hospital fizesse parte de seu mundo, algo improvável, se a brincadeira não estivesse presente nesse ambiente. Oportunizar à criança um espaço, onde ela possa brincar, pode modificar a percepção da criança quanto ao contexto hospitalar, auxiliar na adesão ao tratamento e consequente uma melhora clínica e diminuição dos efeitos negativos da hospitalização no desenvolvimento infantil.Downloads
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