Concepções de profissionais da saúde sobre a inserção no Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde/PET-Saúde

Autores

  • Cloris Ineu Munhoz
  • Hilda Maria Barbosa de Freitas
  • Juliana Silveira Colomé
  • Adriana Dall’Asta
  • Dirce Stein Backes
  • Mara Regina Teixeira Marchiori
  • Adriana Carpes

DOI:

https://doi.org/10.37777/1077

Resumo

Objetivou-se identificar as concepções de profissionais da rede de atenção à saúde sobre a sua inserção como preceptores em projetos de integração ensino-serviço-comunidade. Constitui-se num estudo descritivo exploratório de cunho qualitativo, realizado no Serviço de Vigilância em Saúde de um município da região central do estado do Rio Grande do Sul, nos meses de março a maio de 2013, com dezoito preceptores do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde). Os dados foram coletados por meio de uma entrevista com questões norteadoras e analisados pela técnica de análise de conteúdo, a qual resultou nas seguintes categorias: Aproximando realidades; Partilhando vivências; Percebendo transformações e Visibilidade dos serviços. Conclui-se que a vivência no programa promove a aproximação dos envolvidos no sentido de um maior conhecimento e inserção na realidade dos serviços por parte da academia e da possibilidade da reflexão e problematização por parte dos profissionais em relação a sua atuação profissional.

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Publicado

2016-03-17

Como Citar

Munhoz, C. I., Freitas, H. M. B. de, Colomé, J. S., Dall’Asta, A., Backes, D. S., Marchiori, M. R. T., & Carpes, A. (2016). Concepções de profissionais da saúde sobre a inserção no Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde/PET-Saúde. Disciplinarum Scientia | Saúde, 15(2), 181–193. https://doi.org/10.37777/1077

Edição

Seção

Artigos