A influência da mídia na formação dos hábitos alimentares de crianças e adolescentes
Resumen
O objetivo desse estudo é realizar um levantamento bibliográfico a fim de verificar a influência da mídia nas escolhas alimentares de crianças e adolescentes. A fonte de dados foi através da consulta de artigos de periódicos em base de dados indexada SciELO, Lilacs e PubMed. Os descritores utilizados foram criança, adolescente, obesidade, mídia, publicidade, alimentação e nutrição. Quanto às propagandas de alimentos processados e ultraprocessados, foi levantada a questão da influência que isso traz para as crianças e os adolescentes, visando a escolha saudável ou não. Além disso, foi discutida a questão da qualidade desses alimentos televisionados e a exposição desse público frente às mídias televisivas. A literatura evidencia que a mídia influencia a escolha alimentar de crianças e adolescentes, pois a mesma dá ênfase a alimentos ricos em sódio, gordura e açúcar, e embutidos, que muitas vezes, oferece um brinquedo acoplado ao alimento, fazendo com que a criança e o adolescente passem a ter mais interesse pelo produto, mesmo este tendo baixo valor nutricional. A partir desta abordagem sobre as propagandas de alimentos voltados para crianças e adolescentes, é fundamental que haja educação alimentar e nutricional envolvendo a família com informações para evitar a exposição excessiva destes produtos frente ao marketing.