Análise qualitativa da alimentação de estudantes matriculados em escolas públicas de ensino fundamental

Autores

  • Raissa Santos Martins Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Keila Venancio Cardoso Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Geovana Komoni Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Daniela Maria Alves Chaud Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.37777/2796

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar qualitativamente cardápios de escolas públicas de ensino fundamental localizadas na Região Metropolitana de São Paulo, de fevereiro a maio de 2017. Foram analisados três cardápios presentes nas três instituições por meio do método de Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio (AQPC). De modo geral, pôde-se verificar um alto índice de doces (41%) alimentos ricos em enxofre (47%) e de cores iguais, assim como um baixo consumo de frutas e folhosos (9%), aspectos que indicam baixa qualidade nutricional, muitas vezes justificada por uma elaboração inadequada dos cardápios. Como aspecto positivo houve baixa oferta de carnes gordurosas (4%) para os escolares, levando-se em conta que o consumo excessivo desse tipo de alimento pode estimular o aumento da gordura corporal e dislipidemias. Desta forma, os cardápios das unidades escolares estudados precisam ser mais bem elaborados e seguidos para melhorar os aspectos nutricionais, salvaguardando-se aspectos legais e corroborando com a saúde e bem-estar da criança.

Biografia do Autor

Raissa Santos Martins, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Acadêmica de Graduação em Nutrição.

Keila Venancio Cardoso, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Acadêmica de Graduação em Nutrição.

Geovana Komoni, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Acadêmica de Graduação em Nutrição.

Daniela Maria Alves Chaud, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre e Doutura pela UNIFESP. Professor Adjunto do Curso de Nutrição do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - Universidade Presbieteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Martins, R. S., Cardoso, K. V., Komoni, G., & Chaud, D. M. A. (2019). Análise qualitativa da alimentação de estudantes matriculados em escolas públicas de ensino fundamental. Disciplinarum Scientia | Saúde, 20(2), 411–420. https://doi.org/10.37777/2796

Edição

Seção

Artigos