O desafio para as ações interdisciplinares no cuidado em saúde frente a diversidade e desigualdade social
DOI:
https://doi.org/10.37777/2558Resumen
O presente estudo é um relato de experiência sobre desigualdades e diversidades sociais, o impacto desses fatores para as ações interdisciplinares de cuidado em saúde, realizadas em um projeto extensionista de ensino superior em um bairro periférico de uma cidade de médio porte do Vale Taquari/RS/Brasil. As equipes de extensão foram formadas por um professor tutor e estudantes dos diversos cursos das áreas da saúde e das humanidades no período de 2016 a 2018. A partir da análise dos diários de campo, foi realizada a interlocução entre as práticas vivenciadas com a referência bibliográfica, para discussão sobre o quanto impacta para as ações de educação em saúde na comunidade atendida. Dentre as questões sociais do bairro, destacam-se as dificuldades de emprego, renda insuficiente, baixa escolaridade, além das doenças crônicas não transmissíveis como, por exemplo, as cardiovasculares, pulmonares, metabólicas/hormonais e neurológicas. A adesão da comunidade para a educação em saúde depende do reconhecimento das equipes de extensão sobre a diversidade e as desigualdades sociais presentes no território de abrangência, que se deparam com uma população diversa, por marcadores sociais e culturais que afetam diretamente as concepções sobre saúde e cuidado. Nesse sentido, é necessário reconfigurar as intervenções educativas com vista à autonomia das pessoas da comunidade no processo do cuidado em saúde e aumento da qualidade de vida.
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