Promoção da saúde através da interdisciplinaridade e do voluntariado - relato de experiência

Autores/as

  • Pedro Henrique da Rosa Kupske Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Gregory Lopes de Bastos Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Alisson Lucas Tatsch Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Patrícia Vielmo Galvani Universidade Regional Integrada do Alto uruguai e das Missões
  • Cisnara Pires Amaral Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI / Santiago

DOI:

https://doi.org/10.37777/2083

Resumen

Sabemos que a escola tem grande influência na vida dos discentes, no desenvolvimento de atitudes, reflexões, oportunidades de aprendizado e crescimento. Assim sendo, realizou-se um projeto de extensão para garantir que esse espaço sirva como meio de ações primárias, promovendo a saúde, identificando a responsabilidade pessoal nas mudanças de hábitos e atitudes, compreendendo que existem fatores que auxiliam a senescência do desenvolvimento celular, fator primordial para o desencadeamento de doenças. A pesquisa contou com abordagem quali-quantitativa e foi realizada em duas escolas públicas de Santiago/RS, com discentes regularmente matriculados no EJA (Ensino de Jovens e Adultos). Para isso, foram realizadas palestras com os alunos, conversas informais através de pequenos vídeos sobre o desenvolvimento do metabolismo, as disfunções orgânicas e patologias relacionadas; além do grupo realizar ginástica laboral e cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea) dos participantes. Após as palestras, os discentes receberam um questionário referente à relação do metabolismo e às disfunções orgânicas, a interferência dos fatores externos, a incidência de AIDS na população jovem, o consumo de água e refrigerantes. Os dados foram tabulados, comparados e foram produzidos gráficos para sua interpretação. Concluímos que práticas pedagógicas em espaços-formais são fundamentais para a promoção da saúde, pois propusemos a correlação entre hábitos, comportamentos, saúde e doença. Oportunizamos aos discentes a tomada de decisões através da autonomia, reconhecendo na escola um espaço para formar cidadãos críticos, participativos, responsáveis pela prevenção de disfunções metabólicas.

Publicado

2018-05-10

Cómo citar

Kupske, P. H. da R., Bastos, G. L. de, Tatsch, A. L., Galvani, P. V., & Amaral, C. P. (2018). Promoção da saúde através da interdisciplinaridade e do voluntariado - relato de experiência. Disciplinarum Scientia | Saúde, 18(2), 215–228. https://doi.org/10.37777/2083

Número

Sección

Artigos