Material informativo para gestantes: uma revisão narrativa

Autores/as

  • Amália Lucia Machry Santos
  • Alessandra Marin Santini
  • Larissa Spies Subutzki
  • Maria Aparecida Brizola Mayer
  • Salete Maria Girardi Sangoi
  • Martha Helena Teixeira de Souza

DOI:

https://doi.org/10.37777/2040

Resumen

O presente trabalho teve como objetivo conhecer o processo de construção de material informativo a ser utilizado na educação em saúde com gestantes, por profissionais de enfermagem, por meio de uma revisão narrativa de literatura. Foi desenvolvido no período de fevereiro a março de 2016, nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e no portal Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). A partir das análises dos artigos encontrados emergiram duas categorias temáticas: elaboração de material educativo e avaliação de conteúdo e aparência. A metodologia participativa e comunicativa no processo de elaboração de materiais educativos é essencial para a existência de correspondência entre as necessidades da gestante e o conteúdo de uma cartilha. A cartilha deve ser considerada como recurso complementar disponível, uma vez que seu conteúdo auxilia na tomada de decisão relacionada ao cuidado.

Cómo citar

Santos, A. L. M., Santini, A. M., Subutzki, L. S., Mayer, M. A. B., Sangoi, S. M. G., & Souza, M. H. T. de. (2017). Material informativo para gestantes: uma revisão narrativa. Disciplinarum Scientia | Saúde, 17(2), 331–338. https://doi.org/10.37777/2040

Número

Sección

Artigos