Aproveitamento integral dos alimentos em escola pública no município de Santa Maria - RS
DOI:
https://doi.org/10.37777/1909Resumo
O aproveitamento integral dos alimentos consiste em utilizar partes dos alimentos que normalmente são descartadas, como cascas, folhas e talos. O presente estudo teve como objetivo pesquisar se o aproveitamento integral dos alimentos faz parte do hábito alimentar do escolar, propor receitas com o uso integral dos alimentos e investigar a aceitabilidade dessas preparações junto a adolescentes matriculados em escola pública do município de Santa Maria - RS, além de investigar a aceitabilidade dessas preparações. Os alunos inicialmente receberam um questionário para verificar o consumo do aproveitamento integral dos alimentos, no âmbito escolar e familiar. A aceitabilidade dos produtos foi realizada através de escala hedônica de 7 pontos, com a participação de 48 adolescentes, não treinados, que analisaram os atributos de aparência, textura, odor e sabor. Em relação ao hábito do aproveitamento integral dos alimentos, 73% dos alunos afirmaram não fazer parte do cardápio domiciliar, e, 81,6% dos alunos relataram não ser hábito na escola. Em relação a aceitabilidade, ambas as preparações foram bem aceitas.Downloads
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