Gestão de riscos de incidentes na segurança do paciente em contextos hospitalares: tendências das produções científicas portuguesas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.37777/dscs.v26n1-5332

Keywords:

Eventos adversos, Gestão de riscos, Incidentes, Notificação de incidentes, Segurança do paciente

Abstract

Introdução: segurança do paciente é uma temática de relevância global, especialmente no que se refere à notificação de incidentes de segurança associados à prática assistencial. Considerando os potenciais danos que esses incidentes podem causar aos pacientes. Objetivo: identificar e analisar as evidências das produções científicas portuguesas acerca da gestão de risco de incidentes de segurança no contexto hospitalar. Método: trata-se de estudo de tendência portuguesa das teses e dissertações, do tipo revisão narrativa da literatura, com a busca realizada nos meses de setembro e outubro de 2024, no RepositoriUM, Repositório Científico da Universidade de Coimbra e no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). A tendência referida neste estudo trata-se de mapeamento das produções científicas portuguesas sobre o tema, defendidas nos cursos de mestrado e doutorado nas instituições de ensino superior no país, o que engloba análise de quantitativo das publicações, panorama temporal e temática. Para análise de dados extraídos das produções avaliadas, utilizou-se análise de conteúdo. Resultado: dos milhares de produções identificadas, 44 foram selecionadas para leitura integral, e 24 compuseram o corpus final do estudo. Os principais achados foram organizados em categorias que discutiram: tipos e fatores contribuintes para incidentes; facilitadores e barreiras à notificação no sistema de informação; e estratégias de gestão de risco voltadas à segurança do paciente, promoção da cultura de segurança e reforço da conscientização dos profissionais de saúde sobre a notificação no sistema. Considerações finais: o estudo analisou as produções científicas portuguesas sobre gestão de riscos e notificação de incidentes, destacando a relevância do tema nas publicações. Identificou-se a necessidade de pesquisas que avaliem a efetividade das estratégias institucionais para promover uma cultura de segurança do paciente por meio de registro de incidentes no sistema de notificação.

Author Biographies

Marculina da Silva, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Nurse. Doctoral Student in the Graduate Program in Nursing, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brazil. 

Ana Margarida Ferreira Machado , Universidade do Minho - UMinho

Nutritionist. Master’s Degree. Scientific Research Fellow, Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, part of Universidade do Minho. Portugal. 

Iara Rafaela Pinto da Silva Ferreira , Universidade do Minho - UMinho

Nurse. Research Fellow, Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, part of Universidade do Minho. Portugal. 

Mauren Pimentel Lima, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doctoral Degree in Nursing from the Graduate Program in Nursing, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brazil.

Amélia Filomena Oliveira Mendes Castilho , Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - ESEnfC

Doctoral Degree. Professor at Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Coimbra, Portugal. 

Ana Paula Morais Carvalho Macedo , Universidade do Minho - UMinho

Doctoral Degree. Professor and President of the School of Nursing, Universidade do Minho. Braga, Portugal.

Rafaela Andolhe, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA

Doctoral Degree. Adjunct Professor, Department of Nursing, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. 

Published

2025-12-22

How to Cite

da Silva, M., Machado , A. M. F., Ferreira , I. R. P. da S., Lima, M. P., Castilho , A. F. O. M., Macedo , A. P. M. C., & Andolhe, R. (2025). Gestão de riscos de incidentes na segurança do paciente em contextos hospitalares: tendências das produções científicas portuguesas. Disciplinarum Scientia | Saúde, 26(1), 205–226. https://doi.org/10.37777/dscs.v26n1-5332

Issue

Section

Artigos