O trabalho e os processos de adoecimento psíquico: uma análise dos afastamentos de servidores/as do município de Santa Maria/RS
DOI:
https://doi.org/10.37777/dscs.v26n1-5290Keywords:
Trabalho; Saúde Mental; Licença Médica; Empregados do governoAbstract
Este artigo discute a relação entre trabalho e adoecimento psíquico de servidores/as públicos/as do município de Santa Maria/RS. O objetivo geral foi compreender as relações entre trabalho e adoecimento psíquico a partir da análise de afastamentos de servidores/as. Como objetivos específicos: a) realizar levantamento dos afastamentos por adoecimento psíquico; b) analisar e relacionar os dados obtidos com as questões atuais do mundo do trabalho; c) discutir propostas de prevenção e promoção de saúde mental. Como método, realizou-se pesquisa documental dos afastamentos, buscando as seguintes informações: diagnósticos, secretarias de lotação, gênero e período de afastamento. Após, realizou-se pesquisa bibliográfica, do tipo revisão narrativa, relacionando o levantamento com a literatura atual. Como resultados, entre 2021 a 2022, 171 servidores/as foram afastados/as de suas atividades, predominando profissionais mulheres da área da saúde, destacando-se questões emocionais como sobrecarga, esgotamento e estresse. Agentes comunitários de saúde foi a categoria profissional com maior número de afastamentos no período estudado. Como conclusões, o estudo apontou para a importância das estratégias defensivas frente ao sofrimento psíquico e a necessidade de maior conhecimento acerca do nexo causal entre trabalho e sofrimento psíquico para estabelecer medidas de prevenção e promoção em saúde do/a trabalhador/a.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.






