Hábitos de fotoexposição e fotoproteção entre trabalhadores rurais do município de Guaraciaba

Authors

Keywords:

exposição ocupacional, neoplasias de pele, protetores solares

Abstract

Os brasileiros são constantemente submetidos aos efeitos decorrentes da exposição solar intensa e prolongada, seja pela realização de atividades recreativas ou ocupacionais. Os trabalhadores rurais estão diariamente expostos ao sol, estando assim muito propensos a desenvolver câncer de pele. O objetivo do estudo foi avaliar os hábitos de fotoexposição e as medidas de fotoproteção adotadas por trabalhadores rurais residentes em um município de pequeno porte do oeste de Santa Catarina. Pesquisa do tipo exploratória, através de questionários aplicados com trabalhadores do meio rural, no período de novembro de 2022 a março de 2023. A maioria dos participantes (75%), possui idade acima de 50 anos, sendo que 79% possui baixo nível de escolaridade, tendo estudado somente até o ensino fundamental. Observou-se também que 96% deles trabalha no campo há mais de 10 anos, e quase metade dos entrevistados (47%) se expõe ao sol durante 4 a 8 horas diárias. Ademais, observou-se inúmeras lacunas com relação a adoção de medidas de fotoproteção, sendo que o chapéu de aba larga foi a medida de proteção adotada pela maioria dos entrevistados (85%), seguido das roupas compridas (60%) e uso do protetor solar tópico (52%), destacando que 49% não reaplica o produto, acabando por comprometer a sua eficácia. Com base no exposto, evidencia-se o potencial risco desta população ao desenvolvimento do câncer de pele ocupacional e se reforça a necessidade de conscientizar os mesmos sobre os riscos da exposição solar excessiva e da negligência das medidas de proteção individual.

Author Biographies

Giulia Bárbara Conte , Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Discente do curso de graduação em Farmácia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), São Miguel do Oeste, SC, Brasil.

Ana Paula Christ, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Doutora em Ciências Farmacêuticas. Docente do curso de Farmácia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), São Miguel do Oeste, SC, Brasil.

References

DOI: doi.org/10.37777/dscs.v25n1-007

Published

2024-05-27

How to Cite

Conte , G. B., & Christ, A. P. (2024). Hábitos de fotoexposição e fotoproteção entre trabalhadores rurais do município de Guaraciaba. Disciplinarum Scientia | Saúde, 25(1), 77–91. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/4752

Issue

Section

Artigos