Violências física, psico/moral e sexual no contexto brasileiro

Authors

Keywords:

Violência, Saúde Pública, Enfermagem

Abstract

A violência é um problema de saúde pública que ocasiona a morbimortalidade de diferentes públicos. Nesse sentido, é de suma importância conhecer as características das violências mais recorrentes no Brasil para, desse modo, ampliar e elaborar estratégias de prevenção e enfrentamento. O presente estudo objetiva analisar a ocorrência e a tendência temporal de notificações de violências físicas, psico/morais e sexuais registradas em todo o território brasileiro entre os anos de 2009 a 2021. Trata-se de um estudo de caráter quantitativo, descritivo, mediado pelo banco de dados do DataSUS, a partir da aba de “Doenças epidemiológicas e morbidade”, com ênfase em “Violência interpessoal/autoprovocada”. Utilizou-se as variáveis: violência física, sexual e psico/moral, notificados entre 2009 a 2021, em todas regiões do Brasil, por sexo, faixa etária, raça e local de ocorrência. Observou-se que as notificações das tipologias de violências analisadas cresceram nos últimos 11 anos, exceto no primeiro ano de pandemia. A violência física é a que mais possui notificações. Além disso, os casos mais prevalentes são do sexo feminino, ocorridos entre 10 e 39 anos, nas raças branca e parda e a residência é o principal local de ocorrência. Neste sentido, questiona-se se essas características se referem ao público que mais sofre ou o que mais notifica a ocorrência de violência. Além do mais, enfatiza-se a importância do desenvolvimento de estudos e políticas públicas em prol do público mais vulnerável para, dessa forma, diminuir a subnotificação de violências e reduzir os índices de ocorrência.

Author Biographies

Amanda Nogueira Soares, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Acadêmica do 5º semestre do curso de Enfermagem na Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões (UFSM-PM).

Camila Victoria Jaeger, Universidade Federal de Santa Maria (Campus Palmeira das Missões) - UFSM-PM

Acadêmica do 5º semestre do curso de Enfermagem na Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões (UFSM-PM).

Gabriela Amaral de Souza, Universidade Federal de Santa Maria (Campus Palmeira das Missões) - UFSM-PM

Acadêmica do 5º semestre do curso de Enfermagem na Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões (UFSM-PM).

Keli Verissimo Couto, Universidade Federal de Santa Maria (Campus Palmeira das Missões) - UFSM-PM

Acadêmica do 5º semestre do curso de Enfermagem na Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões (UFSM-PM).

Lairany Monteiro dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria (Campus Palmeira das Missões) - UFSM-PM

Acadêmica do 6º semestre do curso de Enfermagem na Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões (UFSM-PM).

Andressa da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Enfermagem. Especialista em Saúde do Adolescente, Esp. Saúde Coletiva, Esp. UTI Pediátrica/Neonatal e Programação Neurolinguística‎. Professora do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus de Palmeira das Missões. Atua nas disciplinas de Saúde da Criança e do Adolescente, Práticas e Técnicas. Possui experiência no campo da enfermagem com ênfase nas crianças e adolescentes com necessidades especiais em saúde (CRIANES), educação em saúde e PNL para estudantes. Autora do Canal Viver Enfermagem disponível nas mídias sociais de forma gratuita para divulgar as áreas de atuação e trabalho em saúde. Experiência em Estudos Qualitativos, com ênfase em Método Criativo Sensível e Análise de Discurso na Corrente Francesa. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva 2019/2020 (NEPESC/UFSM). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em saúde do neonato, criança, adolescente e família (CRIANDO/UFSM) desde 2008. Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa Criança, Adolescente e Família (NEPCAF) desde 2018.

Sabrina Zancan, Universidade Federal de Santa Maria (Campus Palmeira das Missões) - UFSM-PM

Doutora em Matemática‎. Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus de Palmeira das Missões.

References

Published

2024-04-05

How to Cite

Soares, A. N., Jaeger, C. V., de Souza, G. A., Couto, K. V., dos Santos, L. M., Silveira, A. da, & Zancan, S. (2024). Violências física, psico/moral e sexual no contexto brasileiro. Disciplinarum Scientia | Saúde, 24(2), 57–70. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/4646

Issue

Section

Artigos