Estresse, ansiedade e distorções cognitivas na fase final da Graduação
Abstract
O estresse e a ansiedade são alguns dos fatores comuns que podem surgir durante a fase final da graduação, visto que este é um momento de incertezas e inseguranças sobre o futuro. Diante disso, é válido questionar como este período pode servir como um estressor para o indivíduo e ativar distorções cognitivas. Portanto, o objetivo deste estudo foi compreender como a fase final da graduação pode ser causadora de estresse e ansiedade e ativadora de distorções cognitivas. Foi realizada uma pesquisa de campo qualitativa, com objetivo exploratório e como instrumento de coleta de dados foi utilizado a aplicação de um questionário de organização semiestruturada e mista, contemplando questões a respeito da temática central do estudo. Como resultado foi possível observar como o estresse e ansiedade estão presentes no dia a dia dos estudantes, assim como distorções cognitivas e, além disso, identificar como a terapia cognitivo-comportamental pode contribuir para a promoção do bem-estar dos estudantes de modo geral. Os resultados obtidos mostraram a presença de distorções cognitivas em todos os participantes da pesquisa, assim como grande presença de estresse e ansiedade devido a questões acadêmicas.
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