Percepção dos adolescentes de uma escola estadual sobre a gravidez na adolescência
Abstract
Objetivo: analisar as percepções dos adolescentes acerca da gravidez na adolescência. Método: pesquisa do tipo transversal, observacional, analítica, descritiva e quantitativa, realizada com alunos do 9º ano de uma escola estadual no interior do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário semiestruturado, auto preenchível e anônimo com questões fechadas. A análise se deu através de estatística descritiva e estudo descritivo com o Teste qui-quadrado. Resultados: uma porcentagem alta de adolescentes teve relação sexual aos 14 anos e acreditam que o método contraceptivo mais confiável é o preservativo.
O abandono dos estudos foi a principal mudança apontada diante de uma gravidez e o medo o principal sentimento. Considerações Finais: 47% dos participantes já tiveram relação sexual e a maioria iniciou aos 14 anos. O preservativo masculino foi considerado o método mais confiável entre os adolescentes e 93% dos participantes referiram que ambos os gêneros têm responsabilidade de prevenir uma gravidez.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.






