Crianças e adolescentes com necessidades especiais: desafios e motivações para cuidados de saúde e educação
Abstract
Este artigo objetiva descrever os desafios e as motivações de profissionais que atuam com crianças/adolescentes com necessidades especiais de saúde (CRIANES) que frequentam a clínica e a escola de uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo participativo, onde a produção de dados ocorreu pelo desenvolvimento da dinâmica de criatividade e sensibilidade costurando estórias. Os participantes foram 13 profissionais da saúde e da educação, que estivessem atuando na APAE. As enunciações foram áudio gravadas, transcritas e submetidas à análise de discurso na corrente francesa. As expectativas em relação ao desenvolvimento das CRIANES perpetua no desejo dos profissionais, as atividades desenvolvidas são motivadas pelo afeto, carinho, amor, persistência e paciência. Para a equipe, o alcance da autonomia e das pequenas conquistas são essenciais para as crianças e adolescentes. Conclui-se que a valorização dos profissionais, as capacitações coletivas, o vínculo/participação das famílias na vida escolar e nos cuidados das CRIANES possibilitam melhorias significativas e maiores possibilidades para o desenvolvimento. Esse também é o desafio constante para os profissionais, visto que a assistência à saúde e a educação com CRIANES, transcendem limitações algumas vezes impostas por sua condição de saúde, outras pela sociedade.