Estratégias para trabalhar com o lúdico diante do isolamento social por coronavírus: relato de experiência
Abstract
A pandemia causada pelo novo coronavírus modificou o cotidiano da população, sobretudo das crianças e adolescentes que encontram-se restritas em seu domicílio. O isolamento social prolongado pode refletir no desenvolvimento infantil que passou por severas restrições. Desta forma, as atividades lúdicas como brincadeiras, jogos, dança, teatro podem ser estratégias benéficas para a promoção do cuidado e educação em saúde. Este artigo objetiva relatar a experiência de estudantes de enfermagem, integrantes do Projeto de Extensão “O lúdico e o brinquedo terapêutico como possibilidade para o cuidado de enfermagem” sobre atividades desenvolvidas a partir do uso de tecnologias como estratégia para o cuidado. Trata-se de um relato de experiência, sobre as vivências de estudantes de enfermagem na extensão, com ênfase em ações lúdicas, a partir das tecnologias digitais, que possibilitaram o contato virtual, diante da necessidade de isolamento. O uso da música, do teatro, de vídeos, desperta a imaginação e a curiosidade de crianças e adolescentes. Falar sobre cuidados de saúde utilizando esses recursos aproxima essa população dos profissionais, resultando em uma assistência humanizada e direcionada. Conclui-se que as atividades de cunho lúdico são importantes para o desenvolvimento infantil, inclusive, diante do caráter excepcional da pandemia. Sugere-se, o uso das tecnologias e das mídias sociais, visto que podem ser aliadas das práticas extensionistas de enfermagem.