Os efeitos do exercício físico em meio aquático no risco de quedas e equilíbrio em um grupo de idosas

Authors

  • Angélica Lazzarotto Campagnolo UFN
  • Jaqueline de Fátima Biazus
  • Clándio Tim Marques
  • Alethéia Peters Bajotto UFN

Abstract

Objetivos: Investigar os efeitos do exercício físico em meio aquático no que se refere a equilíbrio e risco de quedas de idosas participantes de grupo socioterápico. Metodologia: estudo de pesquisa quantitativo, retrospectivo e prospectivo, de intervenção quase experimental sem grupo controle. As participantes realizaram exercícios físicos em meio aquático por aproximadamente 21 meses, na frequência de duas vezes por semana. Foram avaliadas quanto ao risco de quedas (Timed up and go test) e equilíbrio (escala de Berg). Resultados: não houve uma diferença significativa nos valores do escore BERG, pré e pós intervenção, p=0,888, mas encontrou-se diferença significativa nos valores do escore TUG, p=0,035. Conclusão: o exercício físico em meio aquático não apresentou influência sobre o equilíbrio de idosas que realizavam exercícios em grupo. Mas, quando comparados os resultados pré e pós-intervenção relacionados ao risco de quedas, houve uma diferença estatisticamente significativa, pois o risco de quedas diminuiu nesta amostra de idosas.

Author Biographies

Angélica Lazzarotto Campagnolo, UFN

Fisioterapeuta, formada pela UFN

Jaqueline de Fátima Biazus

Fisioterapeuta, Mestre, Docente do Curso de Fisioterapia UFN

Clándio Tim Marques

Doutor, Docente do Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Franciscana - UFN 

Alethéia Peters Bajotto, UFN

Docente do Curso de Fisioterapia UFN, Dra em Ciências Médicas: UFRGS, Doutorado Sanduíche University of Manitoba, Canadá

Published

2020-12-03

How to Cite

Lazzarotto Campagnolo, A., Biazus, J. de F., Tim Marques, C., & Peters Bajotto, A. (2020). Os efeitos do exercício físico em meio aquático no risco de quedas e equilíbrio em um grupo de idosas. Disciplinarum Scientia | Saúde, 21(2), 49–58. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/3217

Issue

Section

Artigos