Criação e implantação do jornal informativo em saúde: um relato de experiência do projeto extensionista circular interno “Fala Sério’’
Abstract
A inter-relação da divulgação de conhecimento científico em saúde e educação, evidenciam aspectos interdisciplinares. Para tal, através de projetos extensionistas é capaz de motivar e estabelecer estreitamento entre os universitários, bem como social e comunitário. Neste contexto objetiva-se: relatar a experiência de implantação de um projeto extensionista de divulgação e comunicação cientifica em saúde no curso de graduação. Trata-se de um estudo em forma de relato de experiência em relação à dinâmica de ensino-aprendizagem na metodologia extensionista, de um projeto de discentes do curso de graduação em enfermagem de uma instituição de ensino superior no decorrer de 2014 e 2015. O referido relato de experiência tratou-se de um recorte, descritivo das edições publicadas da circular, das categorias temáticas estabelecidas e percepções dos participantes editores. O projeto desenvolveu treze edições em formato de jornal impresso e virtual, as quais foram publicadas mensalmente. Ao longo do projeto extensionista houve a criação de um concurso de crônicas relacionados às temáticas de saúde. As temáticas mais divulgadas foram: educação permanente; processo de formação; compreensões de aprendizagem; conhecimento da enfermagem; ensino; labor; pensamento crítico e saúde pública. Todas as edições foram anexadas em murais da instituição e enviadas por e-mails vinculados aos acadêmicos de enfermagem da instituição. Acredita-se que o projeto de divulgação em saúde atingiu aproximadamente 475 leitores mensalmente. Portanto, a trajetória dessa experiência permite vivenciar o papel extensionista. Nesse sentido, o informativo por meio de divulgação científica foi um instrumento de extensão, capaz de motivar e estabelecer estreitamento com a comunidade universitária.
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