Concepções acerca da obesidade e diabetes mellitus durante uma intervenção com professores do ensino fundamental
Abstract
Objetivo: Entender os saberes de um grupo de professores do Ensino Fundamental acerca dos temas Obesidade e Diabetes mellitus anteriormente e posteriormente a realização de ações educativas utilizando a Metodologia da Problematização. Métodos: Abordagem qualitativa, entrevista semiestruturada constituída por oito perguntas para 10 professoras, visando compreender as concepções acerca dos temas. Os dados foram processados e analisados com o auxílio do software de métodos mistos QSR NVIVO® versão 11 para Windows e a orientação teórico-metodológica foi utilizado a análise de conteúdo. Resultados: Acerca do tema obesidade, as educadoras atentaram para um conceito próximo à um excesso de gordura no organismo, relacionado ao descontrole e falta de respeito à educação alimentar para sua causa. Após o desenvolvimento da intervenção educativa, permitiu assinalar um conceito mais elaborado da obesidade, com maior evidência no que diz respeito às atitudes comportamentais. Em relação ao tema Diabetes mellitus, percebeu-se uma modificação e elaboração mais acurada nos conceitos apresentados, quando o assunto abordado na intervenção foi de total ou parcial desconhecimento da maioria das professoras. Conclusão: Observou-se que o emprego de metodologias ativas veio a fomentar, de maneira positiva, a importância de práticas de intervenções no âmbito escolar, apresentando-se como uma importante ferramenta e estratégia de ensino.
References
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.






