Integralidade: fortalecendo o sentido da vida através de processos educativos em saúde
DOI:
https://doi.org/10.37777/1021Abstract
Neste trabalho, relata-se a experiência de um grupo multiprofissional de estudantes do Mestrado em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, cujo enfoque foi o fortalecimento da educação para a vida partindo do princípio de integralidade preconizado no Sistema Único de Saúde. Nele, são propostas estratégias para mudar o modelo de educação em saúde, utilizando técnicas ativas de ensino como: apresentação de vídeos, construção de cartazes com fotos e músicas impressas, dinâmica do rocambole e observação/reflexão de atividades do cotidiano através de uma planilha de situações da ocupação do tempo. Tais atividades de construção coletiva possibilitaram a verificação de que o contexto da aprendizagem precisa ter e fazer sentido. Sabe-se que o humano é o resultado da biologia e da cultura em que está inserido, sendo cotidianamente afetado pelos sentimentos. A atividade educativa foi um arremedo de pesquisa-ação e produziu significados individuais para além do vivenciado conforme depoimentos posteriores das participantes.Downloads
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