Campanha resto zero em restaurante universitário
DOI:
https://doi.org/10.37777/982Resumen
Neste trabalho, teve-se como objetivo quantificar o desperdício, avaliar as estratégias utilizadas e os resultados alcançados pelo Restaurante Universitário da Universidade Federal de Santa Maria, em Santa Maria, RS. A pesquisa foi desenvolvida no Restaurante Universitário durante o mês de agosto de 2009, cujo levantamento de dados foi realizado referente ao desperdício em 1998 e antes e durante as campanhas “Resto Zero”, no período de 1999 a 2009. O resto ingestão per capita estava maior em 1998, havendo uma redução significativa após a troca de utensílios, em outubro de 1999. A quantidade de rejeitos foi reduzida ainda mais após a primeira campanha contra o desperdício, ocorrida em novembro de 1999. A campanha é realizada anualmente e os índices de desperdício continuam a reduzir. Os resultados demonstram uma perda de alimentos acima dos índices aceitáveis e que as campanhas realizadas têm auxiliado na redução do desperdício, adequando os valores. Sendo assim, ações como estas devem ser contínuas, visto que seus resultados são positivos.
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