Prevalência de anemia em crianças de 0 a 12 anos em uma unidade de pronto atendimento em Santa Maria - RS

Luiz Filipe Machado Garcia, Carlos Alberto Varini Filho, Kendi Nishino Miyamoto, Lauren Gonçalves Reck de Oliveira, Kátia Nascimento, Dianni de Menezes Capeleto, Rafael Arrua da Silveira, Graziela Maria Schuh

Resumo


A anemia atinge hoje cerca de um terço da população mundial, sendo um dos distúrbios fisiológicos de maior prevalência. O número de casos vem crescendo nas últimas décadas, principalmente nos países em desenvolvimento, onde os principais acometidos são lactentes e crianças. Se não tratada, a anemia pode trazer consequências sérias como alterações no desenvolvimento físico, comportamental, alterações gastrointestinais, na pele e sistema imunológico. Logo, estudos que estabeleçam a prevalência dessa patologia são fundamentais, uma vez que auxiliam na realização de políticas de controle por profissionais da saúde. Neste trabalho teve-se por objetivo analisar os casos de anemia em crianças de um pronto-atendimento na cidade de Santa Maria – RS. Foi realizado um estudo observacional de 754 hemogramas de crianças entre 0 e 12 anos. Foram analisados parâmetros como idade, sexo, hemoglobina (Hb) e Volume Corpuscular Médio (VCM) das crianças anêmicas. Os resultados mostraram que 29,17% das crianças apresentavam anemia (Hb < 11g/dL), sendo que a faixa etária predominante foi entre 0 e 2 anos (59,09%). Entre as crianças anêmicas, 22,72% apresentaram a patologia em grau moderado/grave. Verifica-se, assim, uma prevalência preocupante de anemia (29,17%) no total de crianças analisadas.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.