Ações interdisciplinares de educação em saúde na adolescência

Letícia Seixas Vargas da Silva, Juliana Teixeira Ferreira, Juliana Ramos Ziegler, Marília Amaral, Monise Gomes Serpa, Hedionéia Folletto Pivetta, Juliana Silveira Colomé

Resumo


No artigo trata-se de um relato de experiência das ações desenvolvidas em um projeto de extensão do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA. Este projeto foi desenvolvido em caráter interdisciplinar pelos Cursos de Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia e Psicologia. Nele, objetivou-se desenvolver ações interdisciplinares de educação em saúde na prevenção da gravidez na adolescência na região de abrangência da Unidade de Saúde da Família Dr. Roberto Binato. O público-alvo foram os adolescentes dos oitavos e nonos anos de uma Escola de Ensino Fundamental, os quais se encontravam na faixa etária dos 12 aos 18 anos. As ações envolveram a comunidade escolar, tendo como foco as Oficinas Educativas em Saúde, as quais utilizaram metodologias participativas para a discussão de temas como: relações familiares, profissionalização, gravidez na adolescência, violência, álcool e drogas, identidade e gênero, dentre outros. Considera-se que as ações desenvolvidas fortaleceram a parceria escola-universidade e a atuação interdisciplinar em saúde, entendida, nesse contexto, como a principal ferramenta de atuação em saúde coletiva.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.