Perfil nutricional de alunos em escola pública

Ana Paula Aires, Ariane de Oliveira Botega, Flaviana Pedron, Gabriela Pinto, Naiani Ramos, Priscila Pereira, Ana Lúcia de Freitas Saccol

Resumo


Esse estudo objetivou realizar avaliação antropométrica a fim de estabelecer o perfil nutricional de estudantes de uma Escola Municipal. Trata-se de um estudo diagnóstico realizado com escolares do 2º, 3º, 4º e 5º ano, entre 6 e 14 anos de idade em Escola Pública de Santa Maria, RS. O trabalho foi realizado entre os meses de abril a junho de 2009, e para avaliação do estado nutricional, foram coletadas medidas antropométricas, tais como peso e altura, para determinação do Índice de Massa Corporal e classificadas através das curvas de referências por percentis. A população total de escolares estudado somou 99 alunos, tendo participação de 98% dos estudantes. Os resultados encontrados indicam prevalência do estado nutricional eutrófico (66%) entre os estudantes avaliados na escola, seguido de sobrepeso (13,4%), obesidade (12,4%) e desnutrição (8,2%). Portanto, conclui-se que a população estudada encontra-se classificada em eutrofia, pois mais da metade dos escolares avaliados apresentaram esse perfil nutricional, entretanto, a escola apresenta alta incidência de alunos com estado nutricional de sobrepeso, obesidade e desnutrição.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.