A realidade das gorduras trans: conhecimento ou desconhecimento

Márcia Arenhart, Edemar Luiz Balbinot, Clarissa Padilha Batista, Lisandra Real Prochnow, Etyéle Bastos Marques, Emilhano de Amarante Portella, Tereza Cristina Blasi

Resumo


As evidências científicas relacionadas ao impacto negativo das gorduras trans sobre as implicações e riscos nutricionais à saúde estão claramente definidas. A metodologia utilizada para desenvolver o estudo foi uma pesquisa descritiva com coleta de dados através de um questionário, junto a clientes dos principais supermercados da cidade. As entrevistas foram realizadas em dois dias. O objetivo do estudo foi avaliar o grau de conhecimento dos entrevistados sobre o que é gordura trans; produtos que as contêm efeitos negativos sobre o organismo; controle da ingestão dessas gorduras. Os resultados evidenciaram percentuais de conhecimento sobre gorduras trans (59,1%); seus efeitos negativos sobre o organismo (53,5%); conhecimento dos produtos que as contém (60,6%). O estudo permite concluir que, apesar das respostas com percentuais majoritários declarados sobre conhecimento das gorduras trans, produtos onde elas estão contidas e efeitos negativos ao organismo, apenas a minoria dos consumidores declarou-se preocupada em dispensar atenção no controle e ingestão de produtos que contenham gorduras trans.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.